quinta-feira, 4 de março de 2010

Sobre aumentos, investimentos e lingeries

Outro dia a Fernanda* minha amiga me disse que seu namorado o Pedro* recebeu um aumento de salário. Para comemorar ele pegou a Fe em casa, e levou-a no Motel mais famoso da Cidade, comprou uma garrafa de champanhe e deixou que ela escolhesse o que queria comer. Ela me contou super feliz que achou uma gracinha e que isso tinha deixado-a muito mais apaixonada, que havia sido uma noite linda, e que mal poderia esperar por um próximo aumento.

Algumas semanas depois outra amiga a Luana* veio me contar sobre outro aumento de salário, dessa vez o dela. Já me adiantei perguntando como havia sido, ou seria, a comemoração. Muito mais empolgada que a Fernanda ela começou a me contar seu dia.

Após receber a notícia de sua promoção no emprego, como já estava no final de seu expediente, ela se arrumou e foi para o carro, resolveu que não ligaria para ninguém, afinal, nem sua própria ficha havia caído. No caminho de casa percebeu que não era pra casa que ela queria ir, mudou a rota. Depois disso disse que só se lembra de estar entrando na loja deslumbrada com aquela bolsa perfeita que se destacava na vitrine. Resumindo, a comemoração do aumento de salário da Lu, foi a primeira das seis prestações da bolsa “mais perfeita do mundo” nas palavras dela.

Já há alguns dias eu venho tentando processar esse excesso de informação salarial, é demais pra mim. Ver a felicidade simples do Pedro em compartilhar sua conquista com a namorada me fez questionar a Lu. De que vale um aumento se nos próximos sei s meses você não vai ter nem notícias dele?

Mulheres. Não há outra explicação que seja mais adequada do que essa, não é consumismo, descontrole nem excesso, ouso dizer que é apenas nossa natureza. Sei bem, que mesmo depois de ficar no talvez auge de sua felicidade, dificilmente a Fernanda gastaria seu aumento com alguma coisa diretamente ligada à seu namoro. Não que ela não o ame, nem que não queira dividir sua felicidade. Ela faria isso apenas inconscientemente. Poderia chamá-lo para jantar e talvez até pagasse o champanhe, mas com certeza seu aumento estaria investido no par de sandálias que ela estaria usando durante o jantar ou no perfume novo.

Nesse momento, vocês homens estão me xingando mentalmente. Provavelmente de feminista, mal amada ou consumista, mas acalmem-se. Se sua namorada receber um aumento, e gastá-lo com um vestido novo, ela não está te amando menos por isso, pelo contrário. Ela está querendo ficar linda para você.

Nós não devemos sentir muito, se o nosso primeiro pensamento quando recebemos dinheiro não é o pagamento do motel. Por que sabemos que nosso primeiro pensamento é na verdade a lingerie nova que vamos comprar.

É a vida, homens XY, e mulheres XX, o que impressiona é que não vivemos uns sem os outros. E dessa maneira continuamos assim, vocês homens pensando no motel, e nós nas lingeries.

*nomes fictícios para preservar as identidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário